segunda-feira, novembro 27, 2006

novidades?? naaahh...

Pois, por acaso...

Dia estranho este...
Primeiro, no meu caminho matinal para a femúpe, qual aparição do Sexto Sentido, encontro a croma013 à minha espera no fim da rua... e penso eu: Não pode!.. A croma013? A esperar por alguém? Ou o mundo acaba hoje ou ela não tomou os medicamentos...
Depois começam a aparecer... por todo o lado... as "coisas novas"...
A croma138 diz que comprou um casaco novo e que gosta muito dele... ao que eu respondo com o meu ar aparvalhado: e depois? (ao que ela me repete o que acabou de dizer... e um fardo de palha nasce).
O cromo124 aparece com um casaco novo (tal como previsto pela croma138, que continuava a falar do seu fantástico casaco novo que nem trouxe vestido por ser tão bom).
A croma013 exibe as suas botas novas (algo sado-maso) (o pormenor de terem vindo da secção de criança).
O cromo077 aparece com um cabelo novo... preparação pré-enem, onde será tão assediado que convém não ter muito cabelo por onde agarrar...
A croma181 apresenta uma nova tendência (outono-inverno) de percutir as pessoas... Sim! Percutir. No sentido da palavra.
A croma122 conta uma nova piada: "tão a fazer uma sopa e põem uma couve na sopa... depois põem outra... e diz uma couve prá outra: "couve?" - "couve".

As cromas150 e 028 não apareceram... (será este um novo sinal de inteligência??)

E eu? Eu continuo tão parvo como todos os dias...

Não percebo porque é que as segundas são tão inspiradoras... talvez o nosso amigo adormecedor SS que apenas nos diz "Isso é tudo uma aldrabice!!" (referindo-se às células estaminais do cordão umbilical) seja o culpado de isto tudo.

Frase do dia: "Quando não tens nada para dizer, mais valia estares calado!" by unknown (ou se preferirem a versão by croma013: "Qualquer dia parto-te um copo nessa cabeça!!!!")

segunda-feira, novembro 20, 2006

vai uma cabidela??

E porque não?...


Hoje de manhã, pus-me a pensar... (já devem estar a adivinhar que não se aproxima nenhuma pérola de conhecimento filosófica ou inspiradora...) Isto surgiu como consequência de uma meditação profunda sobre a verdade por detrás daquele anúncio do Bruno Nogueira que basicamente explora a tristeza da galinha por não poder voar.
Ora bem, imaginem vocês (sôsdoutores) que colocávamos um galináceo perfeitamente normal (1 bico, 2 olhos, 1 par de asas a brincar, etc.) num avião daqueles para fazer queda livre, e digamos que a uns 10000 metros atirávamos a dita galinha para fora do dito avião. O que é que a galinha fazia? Sim! O que é que o seu cérebrozinho de ervilha, já desprovido de instintos de sobrevivência, lhe diria para fazer? Encolher-se-ia? Abriria as asas? Se sim, bateria as ditas na tentativa de um pseudo-vôo? (já chega de verbos a acabar em -ria!! mas ainda não acabei...)
Portanto, a primeira questão é esta. A segunda é: e então, na eventualidade da galinha abrir as asas, o que é que aconteceria? Conseguiria planar? (já nem digo voar, mas pelo menos planar) Ou seria mesmo inevitável o seu destino como arroz de cabidela?
À hora de almoço confrontei as cromas 122, 181 e 013 com estas questões... ao que, depois do espanto inicial por me ouvirem proferir as temíveis palavras "hoje de manhã, pus-me a pensar...", me responderam "as galinhas são gordas". E pergunto eu: e galinhas com distúrbios alimentares?... E dizem elas: "ahh e tal, mas as asas não fazem nada" e "tudo o que não seja milho... as galinhas... esquece".
Após estas declarações algo preconceituosas para estas nossas fiéis amigas fornecedoras de tantas coisas boas (ovos, canja, bifinhos de galinha...), decidi propôr uma experiência: se atirarmos uma galinha de uma janela do 1º andar ela sobrevive, não? E do 2º? Aliás, a partir de que andar é que a galinha se cabideliza?...

E ainda se queixam de falta de temas para artigos científicos... enfim.

Frase do dia: "I don't want to be a pie. I don't like gravy." by Babs in Chicken Run

sábado, novembro 18, 2006

The spy (Caderneta de cromos IX - The End)

Bem… (sim… Não comecei com “Pois” porque eu NUNCA começo um post com “Pois” – vão perceber porquê já daqui a pouco)!

Para todos aqueles milhares de fãs (mais ou menos 5, com uma predominância de 3 ou 4 que participam activamente) que pensavam que a Caderneta de Cromos tinha chegado ao fim… Desenganem-se meus amigos! Estão muito enganadinhos. Isto porque faltava o último e principal cromo da caderneta (a parte do principal não tem mesmo nada a haver com o facto de ele poder ser eventualmente o maior cromo de todos os tempos, até porque, como já pudemos constatar, concorrentes não lhe faltam… A razão é simplesmente por ter sido ele o criador desta mesma caderneta. Provavelmente um dia de manhã levantou-se e olhou para o espelho e pensou “És mesmo parvo… Mas é que és mesmo mesmo mesmo parvo pah! Se não fosses tão parvo todos os dias provavelmente farias parte de uma caderneta de cromos”) E prontos… Foi desvendada a verdadeira história da criação deste blog e desta caderneta… Como vêm não foi a imaginação dele a funcionar… (Qual imaginação?!) Não não não… Nem tão pouco ele pensou em algo desta magnitude. Sim. Ele não seria capaz. Ele simplesmente utilizou um dos seus “dons” (se é que se pode chamar dom). Ter uma esclerótica azul tem as suas vantagens (além de ficar bem com as “All stars” azuis todas fashion e novinhas em folha. A dita esclerótica de cor diferente (esquisita mesmo) permite-lhe fazer coisas que poucos conseguem, como por exemplo ver aquilo que mais ninguém vê (os plasmócitos daquela lâmina de macrófagos! Sim sim… PLASMÓCITOS!) e consegue focar como ninguém num microscópio bifocal. Para mim isto é inútil mas ele insiste em gabar-se disso!
Mas passemos ao que realmente interessa (ou talvez não… fica ao vosso critério).
Perguntam vocês “E quem é afinal o cromo misterioso da esclerótica azul? Quem é quem é?” Talvez o primeiro impulso seria pedir três pistas, depois sentarem-se na cadeira de pensar e descobrir que afinal uma mesa pequena pode ser uma tenda e que lá dentro está a Blue que pode efectivamente ser um cromo ao nível desta caderneta. Mas não meninos. Muito enganadinhos, mais uma vez. A esclerótica da blue é normal. Apesar de às vezes devido ao reflexo dar a impressão do contrário. Mas andam lá perto. O cromo de hoje e o último cromo desta caderneta é alguém que vê assiduamente aquele programa estúpido (tenho que aproveitar para dizer mal) das “Pistas da Blue” e intitula-se cromo039!

Há muito para dizer acerca deste cromo. Coisas que vocês nem imaginam (ninguém imagina)! A sua identidade varia ao longo do tempo qual Matt Damon em identidade desconhecida. Quando se ouve falar em lavagante ou panike ele olha sempre e por isso é o caos sempre que ele vai a alguma marisqueira ou mesmo no 01. Tem uma aptidão especial para alimentos contudo o seu conteúdo ainda não está totalmente definido (mas chocolate não é com ele).
O seu sonho sempre foi ser modelo profissional mas a média era muito elevada e apesar de muito se ter esforçado teve que contentar-se em entrar para medicina (para nossa desgraça). Contudo ainda não desistiu de concretizar este sonho e a cada dia aparece com uma nova colecção de roupa nova. Ora casacos de pelo, ora sapatilhas da converse. Enfim, é só escolher. Mas sempre, SEMPRE a combinar as calças com as sapatilhas ou estas últimas com a t-shirt. Uma loucura. E o look fashion não se fica apenas pelo vestuário. Os penteados vão variando. Já teve risca ao lado, já foi careca, às vezes usa gel e ultimamente cera (talvez sejam modos de disfarce para não revelar a sua identidade).
Além desta aptidão para o disfarce (mas sempre fashion) o cromo039 está sempre no seio da questão, neste caso, no(s) seio(s) das raparigas da nossa turma, a apreciar, a investigar, a espiar todos os seus tiques, manias, conversas, segredos, cusquices e DECOTES. Uns dizem que ele tem uma paciência infinita. Eu cá acho que ele é um espião não muito bem disfarçado. Opiniões!
Os dias com ele são sempre uma aventura. Nunca se sabe o que se pode esperar quando o vemos. É muito frequente encontrá-lo de trombas e para chateá-lo consultar manasbrancas.blogspot.com :P
Passemos a uma descrição ainda mais pormenorizada deste real cromo. Fisicamente é facilmente distinguível, quer pelas características até agora já mencionadas quer pelo seu andar peculiar (digamos que se pode dizer que cromo039 é = a chato), há quem diga que cheira mal contudo existem provas do seu efeito AXE. Quanto ao aspecto psicológico é difícil traçar um perfil concreto. A princípio o cromo039 era ou parecia calmo, um pouco tímido até, pouco falador mas muitooo observador. Aos poucos foi-se revelando um cromo à altura desta caderneta, quer pelos seus comentários/piadas muito impertinentes e sempre tendo como protagonistas outros cromos, inventor de muitas músicas estúpidas que se vão propagando pelo mundo discográfico, sendo criador de vários grupos peculiares (SAPUCAS, Capénicos Unidos)… E por falar em pen, este objecto é considerado o objecto de maior uso feminino de todo o planeta (estes dados são estatisticamente significativos). O segundo objecto é o seu mp3.
O cromo039 pode ser facilmente identificável uma vez que os seus erros ortográficos são evidentes e muito frequentes. Pode ser visto a vaguear pelos estâites e no futuro é um grande cadidato à regência de bíohpat.

Muitas mais coisas há para falar deste super hiper mega cromo (qual Floribella).
Julga ser detentor de uma projecção de voz como ninguém e continua a insistir para a marcação da data de um seminário na aula magna. O tema: “Como molhar as batatas fritas no molho?” ou então brinda-nos com os clássicos (muitas vezes perguntou quem era ("Quis saber quem soooou... O que faço aquiiiii?..." outra faceta de espião).

Enfim. Isto já se alonga e a minha vida não é esta. Sim, eu não tenho a vida deste cromo para andar a escrever em blogs. Cof cof. Sim eu trabalho! (e não vou mencionar nada sobre o trabalho de imuno. Eu sou tua amiga e não digo mal de ti, nem digo que és preguiçoso e que andas sempre a pastar alegremente e a papar desesperadamente!)
E para finalizar esta caderneta de cromos… Parabéns Panike! (se bem que vão bastante adiantados mas para quem é...)

Croma028!
(fui ameaçada quanto ao conteúdo deste post por isso se porventura algo me acontecer já sabem que foi. Encontram-no facilmente numa qualquer esquina da femúpe ou então podem esperar por ele em Alcubássa, mas só uma vez por mês. Não deve ser difícil identificá-lo em dias de chuva. Ele usa chapéu de chuva! Mas não digam a ninguém... Fica o nosso pequeno segredo...)

sábado, novembro 11, 2006

and the Oscar goes to... (Caderneta de cromos VII e VIII)

Pois...


Everything that has a beginning has an end. Já dizia o filme... Neste caso não é exactamente um fim, mas pode entender-se como o fim de uma era; o fechar de um capítulo, apenas para dar lugar a outro que se seguirá.
Desta vez venho vos mostrar não um... mas 2 cromos!! (como se o título não fosse óbvio) E qual competição dos Jogos sem Fronteiras, irei tentar avaliar e comparar cada cromo em diversas categorias, ou se preferirem, como um combate de wrestling 1 contra 1 (se bem que aí seria uma teatralização de um combate, com um desfecho predefinido, logo sem grande piada... mas isso são opiniões), numa rubrica que apelidei de "Este cromo é MUITO BOM!" (em homenagem a um Adormecedor nosso conhecido).

Comecemos então por apresentar estes nossos 2 concorrentes. No canto azul: o terror da croma138, conhecido pela sua genitalia desproporcionalmente grande e pela sua capacidade de enlouquecer o mais estável indivíduo em menos de 30 minutos... o cromo124!! E no canto vermelho: a voz estridente, o olhar matador, a mania, a contractura crónica do risório... a croma028!!
Passemos à primeira categoria: armamento natural. O cromo124 consegue ser literalmente (sem exagero) o cromo mais chato de todo o estudo que realizei. Época de exames: "vai marrar!! já sabes tuuudo!! eu não sei nada! [insert pergunta que não lembra a ninguém here]?? acho que não consigo acabar a 3ª leitura!!". Época do cio (restantes meses do ano): "andas a papaaaar!! olha quem chegou!! o herói [insert name here]!! olha pá polinha!! tás mt xitado!!"... Imaginem isto, multipliquem por 10, somem 1000, e para arredondar elevem ao quadrado... porque é muuito pior.
A croma028 possui outros recursos naturais, por exemplo: a voz estridente. Não é assim tão raro quanto isso eu chegar de manhã à femúpe e ao subir umas quaisquer escadas começar a ouvir umas vozes... Outra pessoa poderia pensar: que multidão será esta que se terá reunido para gritar com toda a força??... Eu digo para mim mesmo: a croma028 já chegou!. Mas isto não tem piada nenhuma, já que várias pessoas se têm queixado de perda de audição após uma longa exposição à dita voz, e por isso mesmo tenho usado algodão nos ouvidos desde há 2 anos (como medida preventiva).
Outra categoria: capacidade de sedução. O cromo124 partilha já uma longa história de papanço com a croma138, o que não o impede de lançar o seu charme por aí... Nomeadamente, acautelem-se rapazes que se sentem ao lado deste cromo em sessões com Adormecedores... é que desde carícias na perna ou no cabelo, a comentários escritos que realçam a fofura do destinatário, há de tudo. E o pior é que os pobres vitimados não podem fugir, devido à presença do Adormecedor e ao seu efeito sedativo.
A croma028 também já tem uma looonga história de papanços. Uns que aconteceram mesmo... outros que se ficaram só mesmo pela troca de olhares libidinosos (+ de 300 casos registados). Aliás, apesar de falsamente se encontrar inscrita no Clube do Encalhados Unidos (vulgo CEU) a croma028 só passou "férias" por lá, já que decidiu fazer do papanço a sua vida.
Ponto da situação: isto ainda está muito renhido. Eu diria empate técnico...
Insanidade mental. O cromo124 tem problemas... graves. Desde episódios envolvendo a colocação (predestinada) de um parafuso numa tomada eléctrica, a declarações públicas da sua vontade de esganar a croma138, ou arrancar-lhe as glândulas mamárias, passando pelas histórias algo bizarras do seu passado (que podem explicar muita coisa)... Refiro-me à ingestão de bagas vermelhas (potencialmente tóxicas) quando era pequeno (já a trabalhar para ser cromo), ou ao seu reportório de músicas infantis algo "estranhas" (peçam-lhe para cantar o "Atirei o pau ao gato"; descobrirão um final alternativo, qual DVD com extras).
A croma028 chora a rir em sessões de fahrmaku quando não sabe responder a nada. Quando alguém chama o seu nome (que coincide com o da croma150) ela olha logo, mesmo que a "outra croma com o mesmo nome" esteja a 2 passos de distância e a croma028 a 10 metros. Mas não só olha, como vem perguntar o que é que queria, apesar de já estar a falar com a croma150... Ou seja, tal como as crianças de 2 anos, a croma028 não consegue conceber a existência de outras mentes pensantes, de outros umbigos... ou então é simplesmente paranóica. E apesar do seu sorrisinho construído cirurgicamente de forma irreversível, a croma028 consegue mentir descaradamente às pessoas que julgam conhecê-la. Além disso, a croma028 é uma actriz dissimuladora que finge ser simpática só para enganar velhinhos indefesos a quem faz entrevistas... ahh pois é.
Esteatose hepática: é complicado comparar estes cromos, já que ambos fazem figuras (muito) tristes sem que tenha havido qualquer ingestão de álcool, logo é muito complicado distinguir os momentos de alegria natural com os de alegria induzida. Ainda assim, ambos apresentam um belo historial: a mítica gastroenterite no N-éme do cromo124; o salvador da pátria guronsan que prestou uma visitinha à croma028 (e à croma181); as "câi-ma's" (sem comentários)(aplica-se aos 2 cromos)...

Mas como avaliar quem é o mais cromo destes 2??... Eu acho que ao longo de toda esta caderneta aprendemos que somos todos cromos, cada um à sua maneira, cada um com as suas particularidades, as suas manias, as suas obsessões, a sua piada. É isto que nos torna únicos como indivíduos e ao mesmo tempo nos une como grupo, porque podemos sempre olhar para o lado e ver alguém tão cromo como nós (ou uma figura ainda mais triste que a nossa). Não precisamos competir para decidir o "Maior cromo de todos os tempos", a nossa turma no geral ganha com um largo avanço a qualquer outra. Basta pensar: quem faz mais figuras tristes no salão?? quem faz uma feira no 01, 02, cantina ou qualquer outro sítio onde formos almoçar?? quem faz a onda na RGC?? quem é que viu a sua fotografia ser mostrada numa aula??(excepto as cromas181 e 013 que ainda não pertenciam à turma)... Não restam dúvidas!

Moral da Caderneta: "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és." by Povo.
Se isto for verdade, acho que me posso autodeclarar um cromo MUIIITO BOM!!
;)

segunda-feira, novembro 06, 2006

dry jokes... (Caderneta de cromos VI)

Pois não é domingo! Eu sei. =P


Para o caso de se estarem a interrogar qual o porquê de tanta demora para a publicação deste novo post, fiquem sabendo: não tenho a vossa vida!! Ahh e tal, tenho andado ocupado (no sábado nem liguei o pc, e no domingo não deu mesmo)... Por isso, se estavam à espera de um mega-post cuidadosamente preparado em 1 semana: desenganem-se! Ora aqui vai mais uma verborreia de disparates escrita em máijomênux 30 minutos!

Era uma vez... uma croma que fazia rir toda a gente. No reino dos cromos não havia igual. Gente deprimida, doentes, estudantes de medicina, funcionários públicos... Todos sucumbiam às suas piadas hilariantes. Pensem num ícone da comédia... Não tem nada a ver, mas é por aí.
Até que um dia essa croma é atingida por uma terrível maldição (não sei quem estará por detrás disto... talvez a fada dos dentes) que a torna numa desumificadora humana. Uma geradora de desertos cheios de fardos de palha portátil. Esta é a história da croma122.
Há quem fale na problemática da poluição atmosférica, do aquecimento global e tal tal, mas é porque não conhecem esta fonte de desastres ambientais. Se não acreditam, façam o teste: peçam à croma122 para vos contar uma piada. Aqui está uma prova do "antes e depois":
Tal como vimos, por onde a croma122 passa nem mesmo a vegetação sobrevive...
Adiante... A croma122 é apologista de programas infantis desfuncionais. Não só defende esses programas, como vê (do princípio ao fim), vibra com as danças (ou ataques epilépticos, depende do ponto de vista), acompanha as músicas, e delira com o final emocionante (e completamente imprevisível) de cada episódio... Sim, a croma122 é a fã nº1 (sendo que as cromas 181 e 138 são as nº 2 e 3) das Pistas da Blue. Talvez um dia arranjem cura para isto... há quem diga que se pode substituir um vício por outro, por isso eu diria: larguem essas drogas pesadas que andam a tomar e passem para as leves (disk não afectam tanto as glândulas lacrimais).
Ainda por cima a croma122 tem a mania que é importante. Ahh e tal, faço parte da AE e o catano! Pois, mas apesar de ser a responsável do salão nunca a vi a lavar o chão e a apanhar o lixo (toda a gente sabe que é isso que os responsáveis de salões fazem...). Enfim.
A croma122 foi avistada no Gerês há 2 meses, onde nos iluminou com os seus conselhos nutricionais (indispensáveis à sobrevivência de qualquer cromo) a propósito das calorias do atum e das desvantagens do pão de forma (que se cola às paredes do intestino qual pega-monstro)(soltem os prisioneiros!!...).
Para além de secar as redondezas, a croma122 gosta de ofuscar o mundo à sua volta. Antigamente mantinha um "aparâlhú" na cavidade bucal, que prontamente usava sempre que chovia e quando não chovia, recorrendo aos seus poderes qual polvo que larga tinta quando se sente ameaçado. Ou seja, julgo que como um mecanismo de defesa (reminiscente dos seus ancestrais peixes), a croma122 recorria a esta arma para cegar temporariamente os seus inimigos enquanto fugia abrindo e fechando a boca para respirar melhor (e esbugalhando os olhos "para ver melhor"). Não vale a pena pôr uma imagem de peixe... Já deu para perceber a ideia.
--Notícia de última hora: a croma122 está de ressaca ;)... Sim: RESSACA--

Ahh e tal... já se faz tarde. Got to go.
Stay tuned. We will be back!

Desta vez temos... Piada do dia:
"Knock-knock?"
"Who's there?"
"Alley!"
"Alley who?"
"Alli-gator". loool