segunda-feira, março 26, 2007

servo totus Homarus gammarus...

Pois, diz que já cá faltava...


Antes de "começar" este post queria fazer um pequeno apontamento: por alma de quem é que fazem questão de mudar a hora num fim-de-semana?... E não me venham com a desculpa da convenção histórica e tal e que já se faz isto nesta data há uns anitos... ahh e tal a primavera chegou... não quero saber. Tirar uma hora de sono?!? Num fim-de-semana?!? E porque não tirar uma hora na terça-feira às 16h, ou ainda melhor: quarta-feira às 9h (invariavelmente às 9h30 a atirar para as 10h)... que pena termos menos uma hora de bíohpat ou míqueró ou outra coisa. Até o Sr. Padeiro agradeceria.

Passemos a coisas sérias.

Ao longo da História da Humanidade surgiram alguns grandes líderes. Pessoas que pela sua coragem e determinação conseguiram o que outros julgavam impossível. Líderes capazes de atravessar oceanos, capazes de fundar países, de travar batalhas por valores como a liberdade ou a igualdade... A história que vos trago hoje é a de uma líder que uniu uma geração de cromos na luta pelos direitos das criaturas marinhas. Esta é a história da croma083.

Tudo começou há um tempo atrás, não na ilha do sol, mas na nossa femúpe por meio de uma encenação teatral organizada para os festejos natalícios. Parece que uma vaca e um burro não eram muito adequados para um presépio de cromos, tendo a croma083 sugerido utilizarmos uma espécie diferente neste retrato familiar: uma lagosta. A ideia não ficou por aí, já que depois de lhe vestir a pele a croma083 sentiu um chamamento da natureza (não do tipo necessidade fisiológica... do tipo alucinação profética) que a levou a espalhar a mensagem: Salvem as Lagostas!! E assim nasce o S.A.L. (que foi só o movimento mais original que a femúpe viu nos últimos... alguns anos) Foram tempos gloriosos para esses seres invertebrados com patinhas para dar e vender. Era grupo no hi5. Era Aquanight. Era cartõezinhos "SAL STAFF" a invadir ânatumía. Era uma direcção cheia de vontade para mudar o mundo, ou pelo menos a marisqueira mais próxima.
Talvez por encarnar tão bem todo o espírito do "sou um animal com pinças algo desajeitadas", não será difícil perceber o motivo de uma casual perfuração do peritoneu numa certa dissecção abdominal pela dita croma083 (Bisnaga. Saudades.). Portanto, croma083 e cirurgia... ahhh, não. Pelo menos com bisturis afiados nem pensar. "Ups, lá se foi a aorta!.." Era bonito!
Mas a influência da croma083 no mundo não acaba com a criação de movimentos revolucionários... Naaahh. Também há as passagens de ano! Essas transições de um dia para outro que seriam com certeza mais aborrecidas se não fosse a "casa de valongo", essa que é por si só quase uma instituição (de divertimento para uns, de reabilitação alcoólica para outros).
A croma083 justifica a expressão "sessão com Adormecedores". Basta recordar um episódio (algures no ano passado) numa sessão em que o Adormecedor questiona a croma083 a propósito da sua apatia algo marcada nesse dia, ao que a croma083 responde quaquer coisa como: "Sinto-me uma amiba..." Pois. Vale a pena comentar? Também acho que não...
A croma083 tem cara de santinha. Cara. Só. Mesmo. Trata-se de uma mente imaculadamente porca, sendo mesmo chamada por vezes de "porca de patins". Porquê de patins? Para dar estilo.
Tenho no entanto alguns agradecimentos pessoais a fazer à croma083: fiquei com os músculos adutores doridos por causa dela, e consequentemente com um andar estranho por um dia... (devia ter desconfiado do "não tens nada para fazer à tarde, pois não??") Obrigado! Também graças à croma083 posso ouvir no computador músicas que de outra forma não iria "buscar à net": a música do Cow and Chicken, do Johnny Bravo, das Powerpuff Girls, ou o grande sucesso dessa que será uma banda ainda por descobrir por muita gente, Comme Restus - Vamos prá banheira... Procurem, ouçam e... desfrutem! ;)
Guardanapos. Para uns um bem essencial. Para outros uma ciência desconhecida. E a caixa que os contém varia num espectro que vai da garrafa de compal ao cubo enigmático com lições de vida. Pois, se não fosse a genialidade cleptomaníaca da croma083 nunca poderia apreciar os ensinamentos desse cubo
no conforto do meu lar: "Sózinho... Ou na melhor companhia... Um café à maneira. Delta". (o erro ortográfico não é meu, é da caixa de guardanapos)
Ahh! E ainda como agradecimento (não só meu, mas de muito cromo e croma que por aí anda): obrigado pelas boleias dadas pelo ZorGuito, esse fiel amigo!..


Frase do dia: "É tudo uma questão de aberturas e limiares." by NaD/croma083

P.S.: como até parece que há 20 alinhamentos Terra-Sol esta croma nasceu, diz que é uma ocasião dar - Parabéns!! Porquê? Porque sim... pois.

domingo, março 18, 2007

wake up and smell the coffee...

Pois... ainda mal...

Faz sol. Os passarinhos insistem em cantar. A natureza acorda. E a vida continua. "Vida". Isso que preenche os dias dos tolos. Dos parvos que querem "viver"! Mas se és jovem, não tens nada para fazer e ainda exibes um sorriso mais que 4 vezes por dia: junta-te à "femúpe"!! Esta empresa de ATL conseguirá preencher com facilidade todas as horas dos teus dias... Sim, a totalidade das 24. (já agora, querem o quê?? dormir todas as noites?!?)

Mas prooonto... A verdade é que os jovens não sabem aproveitar as suas vidas, e se não fossem as monografias de imuu-nó, os seminários de bíohpat, as apresentações de fahrmaku, as revisões de êpidémiu, e tal e tal, a sociedade correria o risco de encontrar jovens felizes pelas ruas a passear e a aproveitar o sol, que toda a gente sabe serem direitos exclusivos dos "re-gentes" (são mais que "gente", são gente duas vezes!!). É justo!

É que o cerne da questão é mais uma vez o problema das insónias: os jovens não conseguem dormir descansados à noite se tiverem experimentado um dia com algum gozo e divertimento, ainda que inclua alguma aprendizagem. Então, qual serviço público, estas empresas de ATL fazem questão distribuir listas intermináveis de trabalhos (cujos prazos ameaçam terminar cedo demais), impedindo os jovens de estudar, aprender qualquer coisa que lhes venha a ser útil na vida futura (senão perdia a piada!!), ou até mesmo ter tempo para necessidades fisiológicas normais (tudo distracções).

No entanto, e paradoxalmente, apesar desta sobredosagem de sessões com Adormecedores alguns cromos ainda vão vivendo uma vez por outra. Há quem vá a festas. Há quem vá ao cinema. Há quem vá a jantares de curso. Há quem repita exames de condução (just for fun). Mas o que os cromos parecem gostar mesmo mesmo mesmo é de voluntariamente gastar energias com ataques epilépticos induzidos por luzes intermitentes, música ensurdecedora, e gases tóxicos no ar... e como se isto não bastasse, ir de directa para uma sessão de imuu-nó (e como bónus outra de míqueró)... Porquê? Porque tomar um pequeno-almoço depois de tudo isto sabe inacreditavelmente melhor. (além de aprendermos porque razão colocam o prazo de validade nas tampinhas do compal, ou ouvirmos dissertações sobre cabeças que lembram bombons com cereja no meio)

No entanto... Todas as histórias têm a sua vítima... Todas as guerras os seus danos colaterias... E por isso gostava de apelar por um momento de reflexão e pesar por todos os moluscos e invertebrados no geral [voz embargada.... momento de comoção] que perderam a vida de forma heróica no decorrer destes acontecimentos. :'(

Frase do dia: "Time is an illusion." by Albert Einstein