quinta-feira, maio 31, 2007

Cromomicose...

Poiseudomonas aeruginosa...

***AVISO***
O post que se segue contém material potencialmente chocante. Pode provocar reacções de hipersensibilidade nos indivíduos mais susceptíveis. Se procuram algo que não fale de Fahrmaku dirijam-se ao balcão do lado depois de preencherem o formulário, também conhecido por papel.

A mnemónica que se segue tem uma taxa de sucesso de 95%. Afecta mesmo as estirpes de alunos mais resistentes a outros antimicrobianos.

Conheci uma família no outro dia. São conhecidas na vizinhança como "Cefalosporinas". Para começar temos o Alex. Acontece que o Alex gosta de beber Santal Rad e ouvir rock'n'roll quando vai à pesca (com anzol).
Alex - cefalexina
Rad - cefradina
rock - cefadroxil
anzol - cefazolina (ahh e tal, mas azol é diferente de anzol!! Não quero saber! lalalala... decora-se na mesma!!)

De vez em quando o Alex pica-se com o anzol... faz sangue e tal. (cefazolina é a única da 1ª geração que se usa por via intravenosa)

Temos uma outra personagem nesta família que... basicamente é uma... artista pimba. O seu nome artístico é Xitina. (quando os amigos a chamam: ó Xitina!!) - cefoxitina

Chegamos a uma nova geração. Gente que vê os Morangos. Gente jovem. Adolescentes.
A líder do gang é tão fixe, tão fiyiyxe, que é fixíssima!! É fixima... cefixima.
Outro tá sempre cool. "Yo! Tá-se bem!"... ceftazidima.
O outro coordena os movimentos da manada. Quando quer chamar o pessoal diz: "But?"... ceftibuteno.
Há ainda aquela que tá sempre "in da zone". Tá na zona. (e é da terceira geração...) cefatriazona.

Para terminar temos uma criancinha, quase bebé. É prima das outras, mas como ainda não fala muito bem não diz "prima", diz "pima"... cefepima.

Pronto, assim é impossível esquecer as gerações... Quanto a espectros de acção e tal é cada um por si.

Frase do dia: "Eureka" by Arquimedes

domingo, maio 20, 2007

crónicas de Parvia...

Ha Ha Ha... pois...


Na terra distante dos cromos, há muito muito tempo atrás (tipo, semana passada), acordei para a vida. Sua Alteza Real, Senhor de tudo o que tem nome estranho, Mestre das interacções, Deus da toxicidade: o Faraó Fahrmaku, o Graaaande, falou-me do alto do seu cadeirão e disse-me (com uma voz cavernosa): "Parvo, tens 2 semanas para trazeres pelo menos 10 vaLoures; o tempo urge, por isso corre Parvo, COOORRE!!"
Depois de uma calma corridinha de volta aos meus aposentos estipulei um plano de ataque, qual arquitecto megalómano procurando concluir um monumento de proporções titânicas em 2 semanas... Muni-me de todas as armas que disponho e gritei (estridentemente) por reforços... E eis que chegaram, envergando capas verdes: os Kapítulos!!
Tenho desde então contado, enumerado, e recontado(?) as páginas de cada Kapítulo... mas foi preciso recorrer às armas de destruição maciça: Cebêntas... eram duas, mas afirmavam que com a sua ajuda seria possível capturar os 10 vaLoures dissidentes.
Resta-me agora treinar estas tropas (26 Kapítulos, mais slide, menos desgravada, e umas pitadas de Cebêntas) nestas fugazes duas semanas e esperar que os deuses estejam do nosso lado. E que o céu não nos caia na cabeça.


Avé Faraó Fahrmaku!

Frase do dia: "This is not mission difficult, Mr. Hunt, it's mission impossible. Difficult should be a walk in the park for you." in Mission: Impossible II

terça-feira, maio 01, 2007

nem tudo é o que parece...

Pois não...

O mundo que nos rodeia bombardeia-nos constantemente de mensagens subliminares, seja na televisão, internet, publicidade pelas ruas, ou monografias de imuu-nó...
Após árdua investigação, perseguições violentas, chantagens e subornos, e profunda reflexão, penso ter destapado a verdade escondida por detrás desses que nos querem fazer lavagens automáticas à mente...

Eis a verdade:
"Carotenóides", nome de código para "Carros todo o terreno com adenóides"
"Licopeno", é na verdade "Líquido com penas nojentas"
"Dieta mediterrânica", não passa de um código para "Dia de 1 grupo terrorista meditar na diarreia terrosa da Ana Carica"
"Flavonóides", são "Favas lavadas novamente em asteróides"
"Polifenóis", são "Polacos com hífen no nome"
"Vitamina E", corresponde a "Vi-te numa mina de Elefantes"
"Vitamina C", obviamente é "Vi-te numa mina de Elefantes disfarçados de cãezinhos"
"MUFA's", "Mitocôndrias Ululantes com Falta de Anti-eméticos"
e finalmente "PUFA's"... "Parvos Ultimamente Fartos de Antioxidantes" (considero-me um PUFA)
Frase do dia: "Há pessoas na femúpe com graves problemas..." by croma181