terça-feira, setembro 30, 2008

YES! No? Maybe... meeting

Sim, fui ao YES Meeting.
Sim, a minha apreciação geral é positiva.

Receita para um YES de sucesso:

Juntem umas largas dezenas de "jovens cientistas", adicionem-lhe três cromos (mais interessados nos lugares da frente do buffet, do que nos lugares da frente das conferências...) e o resultado é uma papa com sabor a migalhinha de Erasmus (três gatos pingados que partilham casa (vulgo, divisão) para dormir/tentar dormir/falar a dormir e que partem de manhã cedo para uma longa viagem de metro que os levará a conferências dadas maioritariamente por pessoas dotadas do dom do inglês macarrónico).
Deixem marinar, salpiquem com apresentações aparentemente criadas no Notepad/Wordpad, acrescentem meia-hora de "ahhh... ahh... aaahh...".

Quando a fome apertar (às 21h00) desfrutem dum fabuloso jantar ao ar livre! Primeiro vêm os aperitivos (rissóis, empadinhas, croquetes), e logo depois segue-se outra mesa com o prato principal (rissóis, empadinhas, croquetes). "Mas e quê? Só há fritos??" "Nãão!! Também temos quiche vegetariana!" (...).

Para rematar não esquecer de apontar num bloco de notas todas as calinadas dadas nessas 72 horas. (consultar os autores para informações pormenorizadas)


Frase do dia: "I believe that a scientist looking at nonscientific problems is just as dumb as the next guy." by Richard Feynman

quinta-feira, setembro 25, 2008

o silêncio dos parvos...

...

"'Tis better to be silent and be thought a fool, than to speak and remove all doubt." by Abraham Lincoln

Será que isso pega numa oral de infetó?... Hope so.

quarta-feira, setembro 17, 2008

missão impossível... ou quase... ou mesmo

Pois...

O que se segue decorreu de uma demonstração prática de "Como transportar/espalhar material bio-hazard para/pelo serviço de infetó..."
O cenário: Covil de Infetó!
A tarefa: Identificar uma qualquer nhanha pulmonar...

Passo 1: Observar a biópsia da nhanha pulmonar (que terá Aspergillus, e "mais qualquer coisa")...
Passo 2: Colocar a nhanha pulmonar em 2 tubos de ensaio (de vidro).
Passo 3: Chegar à Biblioteca do Serviço e mostrar orgulhosamente a nhanha aos colegas!!
Passo 4: Agarrar no maior número de itens possível (saquinhos, frasquinhos, requisições para "isto" e principalmente "aquilo")!

Passo 5: Deixar cair os tubos com a nhanha potencialmente fatal contida em tubos facilmente quebráveis, obtida num procedimento altamente moroso e doloroso... no chão.
Passo 6: Pôr tudo num saquinho e correr para míqueró e bíohpat!!
Passo 7: A chegada de cada um dos destinos sublinhar o facto da colheita estar "fresquinha", para desviar as atenções dos tubos que pingam...



Frase do dia: "I told the doctor I broke my leg in two places. He told me to quit going to those places." by Henny Youngman

segunda-feira, setembro 15, 2008

tudo uma questão de perspectiva...

Pois é...

Parece que ainda ontem estava a entrar na faculdade. O edifício imponente esperava-me... esse edifício cinzento que só reconhecia pela sua fachada recorrentemente exibida em reportagens alusivas a acidentes graves ou casos de alegada negligência médica. O primeiro choque com os corredores labirínticos misturava-se com o entusiasmo em começar uma nova etapa, e uma imensa vontade de "pôr as mãos à obra"! Depois é claro, deparamo-nos com IntroMerd.. Introdução à Medicina, e aí percebemos que de facto estamos muito perdidos num jogo de "Onde está o Wally?" aplicado à busca de "formação médica"...

Depressa me apercebi que a "formação" duma nova geração médicos implicava uma lista infindável de horas passadas a pesquisar artigos, para sustentar uma revisão sistemática na qual defenderíamos afincadamente o interesse máximo dos meios informáticos na prática médica... com a qual nunca havíamos contactado.

É de facto uma formação com muitas vertentes, desde as correntes de pensamento mais simplistas que se resumem a "Fumar faz mal" e "A solução é dieta e exercício físico", até às mais picuinhas, que consideram vital a aquisição de uma linguagem que não avança para lá das siglas seguidas de números (p53, CD45, HLA1... blá blá).

Em cada serviço vemos uma forma diferente de encarar a Medicina, bem como uma forma diferente de encarar a doença. Não foram raras as aulas de apresentação de uma cadeira, durante as quais um regente babado nos apresenta o papel vital do seu serviço no funcionamento da Humanidade. Cada um defende-se como pode: "As doenças que mais vezes trazem os doentes a um hospital são as pulmonares!"; "A primeira causa de morte são as doenças cardíacas!"; "Todos nós já tivemos cefaleias!"; "80% dos idosos sofrem de problemas osteoarticulares"; "As amigdalectomias parciais mudaram o mundo!!!! Comprem o meu livro!"...

Mas finalmente após quatro anos de pesquisa, julgo ter descoberto a minha vocação: "segurador de paredes"! Por isso, fiquem a saber que em caso de emergência médica podem contar com os especialistas para lidar com a situação, porque eu estarei com certeza num qualquer corredor do Hospital a segurar uma parede com as costas! É bom ajudar!

Enfim... é tudo uma questão de perspectiva...


Frase do dia: "Be careful about reading health books. You may die of a misprint." by Mark Twain

sábado, setembro 06, 2008

o êxodo...

Pois...

Aproxega-se uma nova estação, o Sol anuncia que nos vai deixar por uns meses, e tal como muitas aves migratórias os cromos fazem as malas e rumam ao horizonte. Se não fosse pelos seus pobres sentidos de orientação talvez até pudessem embarcar num cruzeiro para terras do Sul, mas ao invés disso optam pelas gélidas nações do norte da Europa (à excepção de umas quantas cromas, que optam por embarcar numa épica viagem que as levará a uma terra longínqua... à distância de umas horas de autocarro).
As suas motivações para esta migração são-me por agora desconhecidas, restando-me apenas a esperança que estes espécimes regressem com muita vontade de dar com a língua nos dentes e contar todos os momentos deprimentes, humilhantes e no fundo engraçados (pelo menos para os outros) decorridos no estrangeiro.

Mas lá vão, todos contentes para os seus destinos (a maioria das vezes será uma cidade com um nome impronunciável, que orgulhosamente aprenderam a dizer nestas últimas semanas, o que proporciona diálogos tão produtivos como: "Brotlav?" "Não! Vrotwavv!!" "V-vrots-lav?" "NÃO, Vrotwaaavv!!")
O que os espera? Ok, talvez não tenham nenhuma comitiva de boas vindas, talvez a residência até só tenha uma casa de banho para 30 pessoas, talvez 90% dos adultos residentes nesse país não saibam duas palavras de inglês.... e depois?? A linguagem do engate é universal! Esperam-se muitos "intercâmbios culturais" (vulgo, DST's) nos meses que se seguem!

Frase do dia: "They say that travelling broadens your mind, but first you must have a mind."

segunda-feira, setembro 01, 2008