sábado, outubro 18, 2008

Paredoterapia vs Portotepia com Vidroterapia Associada

Pois, está claro.

É possível ficar verdadeiramente cansado sem fazer grande coisa?? Esta última semana diz-me que sim...


O pão nosso de cada dia: chegar à faculdade, com alguma pressa por julgar já estar ligeiramente atrasado, subir 6 pisos só para encontrar um grupo de cromos sentados com baba a correr pelo canto da boca ("Chegámos às 9h00" - dizem eles, ao sair do coma. "Disseram-nos para esperar" ou "O Professor ainda não chegou"). Ao entrar no serviço cruzamo-nos por mais 2 grupos de cromos, uns encostados a paredes, outros a portas, tentando combater o tédio.

Eventualmente temos aula(!)... Entramos, a Adormecedora diz-nos sumariamente onde estamos e refere que nos explicará tudo "lá mais para a frente"... Não nos voltou a dirigir palavra... ou um olhar... ou qualquer espécie de grunhido... nada!

Tivemos outro Adormecedor que falou de tudo, menos dos doentes em questão... A qualidade dos estudos Escandinávios, percentagens disto, a mobilidade do povo americano, a Falsificação de Teorias, percentagens daquilo... Por vezes cortava o discurso com um sorriso, mesmo que estivesse a falar da incidência de Diabetes Mellitus na IRC.

Também tivémos uma aula prática, que de prática teve... nada! 2 horas sentados a ouvir um debitar incassável de Glomerulonefrites. Disse "incansável" porque o Adormecedor não parecia dar sinais de querer abrandar às 12h (hora em deveríamos almoçar)... Eventualmente, às 12h25 (depois de me ter visualizado a cortar os pulsos inúmeras vezes) pergunta "Mas vocês têm aula à tarde?" "Temos às 14h30..." - responde alguém. "Ahh, então têm imenso tempo!" E nisto continua a aula. Até agora parece que a culpa seria apenas de um Adormecedor robótico sem necessidades básicas (como almoçar!!), mas houve uma cúmplice! Sim, houve alguém, uma certa croma que não vou mencionar o nome, que se prontificou a saltear a restante prelecção teórica com "dúvidas" (só até às 13h!!). (hiperventilar)

Já quase me esquecia da pièce de résistance: as teóricas!! Verdadeiras Sessões de Adormecimento, com um ritmo de aula por si só lento e aborrecido, mas pontuado por momentos de "Não sei mais do que um miúdo de 10 anos", com direito a ir ao quadro explicar que 200/20000 é 1%, que 1400/100=1 (??), e que a Ureia tem metade do seu peso molecular atribuível a átomos de Azoto (com direito a desenhar a fórmula estrutural da Ureia!!)
.
E pronto, há portanto grandes expectativas para a 2ª semana de Néfro.

Virtude da semana: Paciência. "Patience is the ability to endure waiting, delay, or provocation without becoming annoyed or upset, or to persevere calmly when faced with difficulties."

5 comentários:

Anónimo disse...

quem foi a croma???

lalala disse...

Falsificabilidade das teorias! O falsificacionismo de Karl Popper... (Reparei na quantidade de palavras da família de falsificar que podemos fazer!)

mary disse...

nada de novo por portugal, portanto. o mesmo desrespeito pelos alunos do costume. mas pronto... home is home.

e confessa lá que nao tinhas saudades de desenhar estruturas quimicas? lol! (not)

Equilibrista disse...

Sabes parvo (e eu só te chamo assim porque assim te autodenominas =p), é que normalmente os adormecedores robóticos, só têm a necessidade básica de almoçar, não costumam associar à hora do almoço a necessidade básica de almoçar com a de jogar cartas, como fazem alguns... talvez esse seja o cerne da questão, eheh** =))

ραтяí¢ια disse...

E shuffle... E shuffle... É também uma necessecidade tão básica como a de saber a diferença entre IRA, IRC e IRRP... ok.. pronto... esta última não é tão básica quanto isso.. =P

e não faço ideia de quem foi a croma... mas tenho a dizer que a aula só começou as 11 horas... e que já podiam deixar as pessoas desfrutar do momento único que é qd percebem algo durante uma aula... "Muito boa pergunta...! Ua questão bastante pertinente!! Muito bem...! Vocês tão todos a morrer... Tu não... Mas vocês ão todos com umas caras... " lool