domingo, dezembro 07, 2008

pontos de/na vista

Ofetalmo. Esse belo barracão.

Findo o período de retiro "espiritual" de uma semana, que desferiu o último golpe nas sanidades mentais dos cromos (alguns avistamentos dos mesmos em ataques de riso compulsivo por esses corredores da femúpe, viriam confirmar as suas necroses cerebrais), eis que nos chega ofetalmo!


Novamente um bloco direccionado para o acto de coleccionar quadradinhos preenchidos a caneta com informações completamente desgarradas de... de... qual é a palavra?? Nexo? Sentido? Contexto? Utilidade? Enfim, pena se terem esquecido de quadradinhos que traduzissem verdadeiramente as nossas práticas diárias: "Encosto em parede" - check! "Período de espera sentado" - check! Expressões como "esperem só aqui um bocadinho" e "isso vemos depois" mereceriam também um espaço de destaque na caderneta (e não é para me gabar, mas o meu grupo teria nota máxima nestas categorias).

No entanto devo aplaudir a humildade dos Adormecedores, que da sua profunda modéstia acharam necessário apagar as luzes nas sessões de Adormecimento para nos afundar o estado de consciência. Garanto-vos, não era preciso.

Notou-se, ou eu diria mesmo "viu-se" um certo esforço na organização e distribuição dos grupos, garantindo assim que um doente nas Urgências nunca teria mais de 12 alunos a espreitar (a medo) para o oftalmoscópio (que contínua e agradavelmente acaricia a retina com uma luz intensa)(portanto 12 cromos, 5 segundos cada, é bom!).


Viu-se também a preocupação dos Adormecedores para que nenhum cromo deixasse de ir a uma cirurgia. Se o cromo de facto "via" alguma coisa, ou não, é perfeitamente secundário... É claro que se calhar dava jeito ter um monitor cuja imagem não piscasse, não ficasse distorcida, desviada para um dos lados, ou simplesmente sem luz.

E para não dizerem que não aprendi nada, aqui ficam alguns exemplos de patologia nojólhos (para os amantes de anime):



------------------------------- Secção "basta juntar água" -------------------------------
Qual é a revista preferida dos oftalmologistas?
R: Visão.

Qual é a revista que os cirurgiões cardiotorácicos jamais podem ler?
R: Caras. Porque quem vê caras não vê corações.

E agora uma referência cultural incontornável: o "Pisca, pisca" da Rute Marlene! Segundo o ponto de/na vista oftalmológico seria qualquer coisa como: "Eles olham pra direita e blefarospasmo, blefarospasmo!"

-------------------------- Fim de secção "basta juntar água" --------------------------

Não dou mais pontos na vista, por falta de tempo e porque diz que dá astigmatismo.

Frase do dia: "An eye for an eye makes the whole world blind." by Mahatma Gandhi

2 comentários:

ραтяí¢ια disse...

algumas aprendizagens ofetalmológicas...:

- "esperem aqui...aqui.. não não... aqui mesmo! que é para não incomodarem..."

- "tão a ver? venham ver... [espeço de tempo para nos levantarmos] vêm depois"

- "venham cá às 9 para despacharmos tudo mais cedo..." - e despachamo-nos de lá as 12:30h...

- "- de certeza que tens outra aula de aerobica as 18:30... não tens?
- não. tenho duas hoje a partir das 17:30 até às 19:30...
- tanto exerício faz-te maaal..." - sim, não ver nada e estar a tarde toda de pé "a brincar às casinhas" é melhor... diz que dá hipertensão intra ocular... e mais dinheiro aos oftalmologistas...

- "agora está aqui muita confusão [estavam doentes nas urgências.. uhh.. estranho...] venham mais logo sim? quanto estiverem doentes e 10 alunos... é menos confuso..."

sim, nós fomos os cristos em ofetalmo!!!


enão se esqueçam do cóóóórticóóóóide... :)

Anónimo disse...

Diagnóstico diferencial de Doujutsu (Técnica Ocular) -Byakugan vs Sharingan:


Byakugan(Olhos Albinos)
Rank: A
Usuário: Clã Hyuuga
Descrição: O Byakugan é uma habilidade nos olhos que naturalmente ocorre em membros do Clã Hyuuga (e somente membros do Clã Hyuuga o possuem). Usuários do Byakugan são caracterizados por seus olhos com íris lilás-clara, e falta da presença de pupílas. Quando o Byakugan está ativado, suas pupílas de alguma maneira aparecem e veias perto de seus olhos dilatam-se.


Sharingan (Olho Copiador Giratório)
Usuário: Clã Uchiha e Kakashi Hatake
Descrição: Esse é o Doujutsu do Clã Uchiha, o Sharingan é o olho que prevê movimentos e copia qualquer Jutsu, exceto os provenientes de Kekkei Genkai. Esse Doujutsu possui, além da previsão de movimentos, a visão de fluxo de Chakra, sendo essa a habilidade mais usada pelo Clã Uchiha para copiar e ver através dos Jutsus de adversários, porém, se for bem desenvolvido, pode ter outras ultilidades, como o uso poderosos Genjutsus. O Clã Uchiha pode ver através de qualquer Jutsu, e conseqüentemente encontrar seu ponto fraco e descobrindo funciona e assim destruí-lo com um contra ataque, ou copiando-o. Para despertá-lo é necessário que o membro do Clã Uchiha experimente uma forte sentimento (excitação, perigo, medo, raiva, ódio). Foi o caso de Uchiha Obito e de Uchiha Sasuke, onde ambos em ocasiões desesperadoras, onde seus amigos corriam perigo, despertaram o Sharingan. O Sharingan é considerado um dos mais poderosos Doujutsu, devido ao fato de possuir diferentes escalas de poder, ou seja, o Sharingan evoluí.

e não se esqueçam, ambos os usuários podem apresentar-se com o sintoma mais comum em oftalmologia:

VISÃO NORMAL!!