segunda-feira, setembro 15, 2008

tudo uma questão de perspectiva...

Pois é...

Parece que ainda ontem estava a entrar na faculdade. O edifício imponente esperava-me... esse edifício cinzento que só reconhecia pela sua fachada recorrentemente exibida em reportagens alusivas a acidentes graves ou casos de alegada negligência médica. O primeiro choque com os corredores labirínticos misturava-se com o entusiasmo em começar uma nova etapa, e uma imensa vontade de "pôr as mãos à obra"! Depois é claro, deparamo-nos com IntroMerd.. Introdução à Medicina, e aí percebemos que de facto estamos muito perdidos num jogo de "Onde está o Wally?" aplicado à busca de "formação médica"...

Depressa me apercebi que a "formação" duma nova geração médicos implicava uma lista infindável de horas passadas a pesquisar artigos, para sustentar uma revisão sistemática na qual defenderíamos afincadamente o interesse máximo dos meios informáticos na prática médica... com a qual nunca havíamos contactado.

É de facto uma formação com muitas vertentes, desde as correntes de pensamento mais simplistas que se resumem a "Fumar faz mal" e "A solução é dieta e exercício físico", até às mais picuinhas, que consideram vital a aquisição de uma linguagem que não avança para lá das siglas seguidas de números (p53, CD45, HLA1... blá blá).

Em cada serviço vemos uma forma diferente de encarar a Medicina, bem como uma forma diferente de encarar a doença. Não foram raras as aulas de apresentação de uma cadeira, durante as quais um regente babado nos apresenta o papel vital do seu serviço no funcionamento da Humanidade. Cada um defende-se como pode: "As doenças que mais vezes trazem os doentes a um hospital são as pulmonares!"; "A primeira causa de morte são as doenças cardíacas!"; "Todos nós já tivemos cefaleias!"; "80% dos idosos sofrem de problemas osteoarticulares"; "As amigdalectomias parciais mudaram o mundo!!!! Comprem o meu livro!"...

Mas finalmente após quatro anos de pesquisa, julgo ter descoberto a minha vocação: "segurador de paredes"! Por isso, fiquem a saber que em caso de emergência médica podem contar com os especialistas para lidar com a situação, porque eu estarei com certeza num qualquer corredor do Hospital a segurar uma parede com as costas! É bom ajudar!

Enfim... é tudo uma questão de perspectiva...


Frase do dia: "Be careful about reading health books. You may die of a misprint." by Mark Twain

3 comentários:

lalala disse...

Paredes!
Eu conheci casas de banho!

ραтяí¢ια disse...

Opah... Paredes... Portas... Até o ar com oxigénio a 21%... Eu já conheci de tudo!!! =P

maria disse...

Este texto é me muito familiar....