quinta-feira, outubro 12, 2006

Caderneta de cromos - Prólogo

Pois é...

preparados para iniciar uma jornada que irá mudar as vossas vidas?? aconcheguem-se onde quer que estejam pois vai começar uma viagem em formato de documentário sobre as vidas de umas estranhas criaturas que tive a oportunidade de conhecer há cerca de 2 anos. (qualquer semelhança com um documentário da BBC sobre a vida dos gorilas é pura coincidência)

tudo se resume a isto: ao longo destes últimos 2 anos tenho vindo a recolher dados para um trabalho de investigação que pudesse esclarecer o mundo acerca da natureza destas "bestas" estranhas (sem ofensa) e insondáveis pela sociedade exterior.
inicialmente apenas observava os seus comportamentos, mas lentamente vi-me obrigado a fazer-me passar por um deles (é triste mas é verdade), tendo mesmo que recorrer a técnicas de auto-humilhação (vulgo "fazer figuras tristes") e passar por momentos embaraçosos como se tratasse de um processo de iniciação neste estranho "grupo".

pode-se dizer que esta sociedade rudimentar apresenta alguns rituais que irão chocar os mais impressionáveis, mas também maravilhar muitos. por exemplo: por razões que ainda não compreendo completamente (como a maioria do que se passa por estes lados) todas as manhãs as "criaturas" encontram-se no que eles chamam "femúpe"(??) onde se dirigem para uns locais que julgo servirem para recuperar forças. digo isto porque a maioria parece entrar num estado letárgico, dormente (alguns adormecem mesmo) enquanto que outro "bicho" que parece ter uma posição mais respeitada nesta hierarquia os faz relaxar. de agora em diante passarei a referir-me a estes como os "Adormecedores".
existem vários tipos de sessões destas, sendo que as mais eficazes parecem ser as de "êpidémiu"(??) recorrendo a estas apenas os mais afectados por insónias ou dores crónicas.
ainda a propósito deste tópico, fiquei agradavelmente surpreendido ao perceber que as "criaturas" desenvolveram algumas ferramentas portáteis justamente com o efeito sonífero das sessões com os Adormecedores: chamam-lhes "lívrux". até ao momento, acho poder afirmar com alguma certeza que o mais potente desenvolvido é o "guerêi" (em doses excessivas pode ser mesmo fatal...).

isto ainda agora começou...

frase do dia: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" by Fernando Pessoa in Coca-Cola advertising

4 comentários:

Mana Branca disse...

eu kero ver os poooooooooooooooosts despachate nuno! nao ponhas so um por dia poe vaaaaaaaaaaaaaaaaaaarios! por favooooooooooooooooor

Anónimo disse...

eu posso juntar-me à marta neste coro de protestos. podendo somente acrescentar... com um prólogo destes, como é possível não querer ler mais? os "adormecedores"? genial... bem se vê que sais à mãe :p

Mana Branca disse...

mas eu sou a paula... a marta é mais branca :P

Anónimo disse...

oooh, desculpa primogénita!! eu vi as repetições de letras e nem reparei em condições no nick. mas de facto foi desatenção... faltam reticências e palavras abreviáveis ao extremo. 1000 desculpas...