segunda-feira, outubro 16, 2006

selectividade... (Caderneta de cromos I)

Pois...

Nesta busca incessante por explicações lógicas que justifiquem os comportamentos observados nesta "femúpe", descobri que certas criaturas conseguem surpreender-me diariamente tal é a sua capacidade de desafiar a lógica.
Um dos critérios usados para nos considerarmos uma espécie "superior" é o domínio da linguagem, particularmente da linguagem escrita, que nos permitiu a transição da Pré-História para a História. Talvez iludido pela minha ingenuidade tentei compreender o significado por detrás do que me parecia uma forma de escrita desenvolvida pelos bichos. É neste contexto que irei relatar um episódio curioso.

Era um exaustivo fim de tarde (4ª feira) numa sessão com o Adormecedor de "míqueró" (espécime raro que irei muito provavelmente abordar novamente em próximos posts, e que com toda a certeza terá um lugar na caderneta). No fim de 2 horas excruciantes que serviram para nos sentirmos no mínimo "perdidos", eis que o Adormecedor nos pede para assinarmos uma folha de presenças... A tarefa pode parecer fácil, mas revelou-se um verdadeiro desafio para uma das cobaias desta investigação. A croma181. Se para o comum dos mortais uma assinatura, ou neste caso rubrica, é uma forma de identificação pessoal única e intransmissível, para a croma181 uma rubrica é isto: X

Aviso já que um único post não é de forma alguma o suficiente para abordar todos os aspectos bizarros desta croma, mas posso tentar focar alguns aspectos que considero relevantes.
No primeiro ano do estudo apresentava um gosto especial por atar o cabelo. Normalmente diz-se que isso favorece a cara das pessoas. No caso dela... simplesmente lhe dava um ar ridículo.
É (re)conhecida por todos pela sua pigmentação (ou falta dela) dérmica. Isto é importante porque prova que o gene do albinismo também afecta os cromos.
Ainda no primeiro ano, identifica-se rapidamente com 2 cromas, o que permitiu responder a outra questão: "Quantas cromas (no mínimo) são precisas para criar um grupo estúpido?" Resposta: 3. E foi o que fizeram. Decidiram criar as "tunetes" (apesar de nenhuma delas vir algum dia a pertencer à tuna ou ter intenções disso).
Apresenta claramente múltiplas personalidades (todas elas cromas) que alternam entre si frequentemente. Como cada personalidade tem memória única e a troca de "personas" ocorre por cada 5 min, a memória a curto prazo da croma181 é muito limitada (talvez também associada a Alzheimer). Também pude observar que a personalidade mais estudiosa mantém-se reprimida por mais tempo (acho que só a presenciei 1 ou 2 vezes), enquanto que outras "personas" interessadas por guitarra, violino, flauta (e outros instrumentos...) hip-hop, yoga, aeróbica, fotografia, etc. ocupam a maioria do seu tempo.
(por motivos de protecção de identidade a fotografia foi alterada)
Talvez por se aperceber da sua "cromice", a croma181 não tem foto no hi5. Ou talvez porque no fundo, no fundo preocupa-se com a visão dos outros. Isto lembra-me de outro facto: a croma181 está a perder a visão. Se se trata de uma doença degenerativa, inflamatória ou neoplásica, ainda não sei ao certo, mas parece ser irreversível e permanente.

Frase do dia: "The richness of life lies in the memories we have forgotten." by Cesare Pavese

6 comentários:

ραтяí¢ια disse...

Vives num ambiente estranho, de facto. Não sei como conseguirás conviver com tais espécimes raras e de rara cromice. Um louvor a ti!
De qualquer modo continua com essa tua investigação. Prevejo uma sessão na aula magna para qualquer dia destes. Podemos já tratar das datas com a AE amanhã (só para o caso da fila de espera ser grande).
A croma181 parece-me um bom objecto de estudo. Continua a abordar os mais profundos aspectos da sua falta de "persona". E as tunetes também me parecem, à primeira vista, algo interessante de ser observado no seu ambiente natural (diga-se que o ambiente não é de todo a sala de ensaios da tuna feminina, apesar do que o nome possa indicar!)
Continua esse teu estudo dessa amostra que em nada é representativa da população em estudo. Mas aprofunda mais cada croma.
Existem certos pontos que são neessários para que o teu artigo vá para o pubmed.
Quanto à croma181 faltou abordar o seu enorme gosto pela bebedeira de sono. O que nos leva também ao seu instinto natural de quando a bebedeira é de facto alcoólica, ela querer deliciar os presentes (nomeadamente alguém cujo nome não vou referir) com um banho de "grégóriú", segundo lhe chamam. Nome estranho este. Parece que a populução-alvo desta "fémupe" e outras que tais, são peritas no dito acto de "chamar o grégóriú"...
De referir também que a croma181 tem uma aptidão especial para a prática de "ouvir martelinhos dentro da cabeça", a chamada "réssaca". E para terminar... Guronsan powwaaaa.... :)

p.s.: Continua com os posts. mas não te esqueças que vais fazer o trabalho de imuno e epidemio cmg por isso... isto é só um aviso, claro. para não te esqueceres das datas e dos temas!

Mana Branca disse...

looool
oh nuno desculpa lá mas muito falta para dizer sobre a croma181! vais ter de voltar a ela!!!

(wee vamos ve-la xateada outra vez!! lol)

Mana Branca disse...

oooooooooh só agora e k reparei k começas todos os posts por pois!

ραтяí¢ια disse...

lOl... E eu tb!
A isso só digo uma coisa... Falta de originalidade! :P

parvo disse...

algumas notas a estes comments: diz-se "femúpe" e não "fémupe"; siiiim eu digo Pois no início d cada post! só repararam nisso agr?? k desilusão... e não se preocupem com o k ficou por dizer da croma181, pq qndo acabar as apresentações d todos os cromos poderei começar o BigBrother dos cromos (uma espécie de telenovela/diário/jornal) em k os vários personagens vão aparecer em simultâneo em cada post (vai ser uma loucura!!)

the postmaster

ραтяí¢ια disse...

lol..
isso já é demais.. até para ti!
nem sequer consegues continuar esta saga, tal é a pressão exercida sobre ti.. :P